Um visual novo e exclusivo

O conjunto da obra é o que importa

O conjunto-imagem de alguns produtos é, em muitos casos, o que mais lhes agrega valor, pois o consumidor consegue identificar rapidamente aquela forma especial de unir elementos, cores ou quaisquer atributos ou combinações, fazendo rapidamente uma associação com aquilo que ele já está acostumado a consumir ou com a empresa que lhe é familiar.
Essa forma de imprimir características peculiares à apresentação visual de produtos, realizada, na maioria das vezes, na própria embalagem, é objeto de proteção no contexto do chamado trade dress, basicamente com fundamento em normas de repressão à concorrência desleal, já que o tema não encontra uma lei específica no Brasil.

Aliás, o trade dress está presente não apenas em produtos e embalagens, mas também na combinação peculiar que empresas criam para seus estabelecimentos (lojas, restaurantes, sorveterias etc.). Sabe aquele lugar que você, mesmo sem ler a placa com o nome, identifica pelas características visuais, combinação de cores, mobília, formato de cardápios e disposição interna, ou seja, pelo “conjunto da obra”? Tudo isso é objeto de proteção por meio de normas que proíbem a concorrência desleal.
Nosso escritório está apto a analisar a sua nova linha de embalagens de modo a concluir se, de algum modo, ela se aproxima, de forma proibida, daquelas já utilizadas pelos concorrentes. Avaliamos, também, a existência de proximidade ilícita do conjunto-imagem de estabelecimentos comerciais.

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O conjunto da obra é o que importa

O conjunto-imagem de alguns produtos é, em muitos casos, o que mais lhes agrega valor, pois o consumidor consegue identificar rapidamente aquela forma especial de unir elementos, cores ou quaisquer atributos ou combinações, fazendo rapidamente uma associação com aquilo que ele já está acostumado a consumir ou com a empresa que lhe é familiar.
Essa forma de imprimir características peculiares à apresentação visual de produtos, realizada, na maioria das vezes, na própria embalagem, é objeto de proteção no contexto do chamado trade dress, basicamente com fundamento em normas de repressão à concorrência desleal, já que o tema não encontra uma lei específica no Brasil.

Aliás, o trade dress está presente não apenas em produtos e embalagens, mas também na combinação peculiar que empresas criam para seus estabelecimentos (lojas, restaurantes, sorveterias etc.). Sabe aquele lugar que você, mesmo sem ler a placa com o nome, identifica pelas características visuais, combinação de cores, mobília, formato de cardápios e disposição interna, ou seja, pelo “conjunto da obra”? Tudo isso é objeto de proteção por meio de normas que proíbem a concorrência desleal.
Nosso escritório está apto a analisar a sua nova linha de embalagens de modo a concluir se, de algum modo, ela se aproxima, de forma proibida, daquelas já utilizadas pelos concorrentes. Avaliamos, também, a existência de proximidade ilícita do conjunto-imagem de estabelecimentos comerciais.

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